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terça-feira, 11 de agosto de 2009

Curso à Distância Novos Paradigmas para a Educação Inclusiva - 40h

Empresa associada a ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância)
Inscrições abertas
Início do Curso: 17 de Agosto
* Pacotes especiais para Rede Pública e/ou Turmas Fechadas*
Objetivo
Proporcionar a pais, educadores, assistentes sociais, profissionais da saúde e todos aqueles que convivem com crianças e pessoas com deficiência a conscientização da importância da família na inclusão, atraves de uma visão abrangente sobre a potencialização de suas capacidades, visando o contato com novos paradigmas e que apresentem uma integração máxima ao mundo que o circunda, como parte integrante de vida em sociedade.
Público
Pais, profissionais da saúde, assistentes sociais, estudantes e profissionais de pediatria, psicologia, pedagogia, psicopedagogia e demais profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre educação inclusiva.

Módulos
I) A chegada de uma pessoa com deficiência.
Objetivo: Possibilitar a conscientização do papel da família na formação e a inclusão de uma pessoa com deficiência. Esse módulo visa trabalhar: a descoberta e a expectativa da chegada de um filho que é uma pessoa com deficiência.
2) Inclusão: Olhares, caminhos e desafios.
Objetivo: Compreender o conceito de inclusão conhecer o histórico da educação inclusiva. Esse módulo visa trabalhar: histórico da educação inclusiva.
3) Práticas educativas voltadas para inclusão escolar.
Objetivos: Conhecer as práticas educacionais que levam a inclusão escolar; Compreender o papel da escola e dos professores na formação do cidadão consciente de suas possibilidades. Esse módulo visa trabalhar: Papel da escola, professores - perspectivas pública e privada; Formação dos professores da educação inclusiva; Perfil do educador inclusivo.
4) Papel da equipe multiprofissional.
Objetivo: Conhecer como os especialistas (pediatras, médicos, assistentes sociais, psicologos, pedagogos, psicopedagogos, profissionais da saúde, entre outros) podem contribuir para a inclusão do indivíduo, de acordo com sua capacidade ritmo e função. Viabilizar a importância da equipe multiprofissional na formação do cidadão.

O inscrito receberá uma apostila contendo todos os módulos e materiais do curso.

Coordenação e Tutoria
Psicopedagoga - Maria Luísa de AssunçãoEspecialista em Psicopedagogia Clínico- Institucional. Licenciatura Plena em Pedagogia – habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Educacional de 1º e 2º graus. Com vinte e cinco anos de experiência em magistério. Atuou como Professora de alfabetização, Sala de Leitura e atualmente é Coordenadora Pedagógica (período de 1998 até a presente data), em Escola da Rede Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, da Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Sala de Recursos de Deficientes Auditivos e Classe Especial de Libras. Realiza atendimento clínico e assessoria psicopedagógica em escolas particulares. Participou no Curso para Docentes do Ensino Fundamental, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, através da Diretoria de Educação Fundamental, em parceria com o MECV/FNDE e a Fundação João Goulart- período de 2002 a 2008, carga horária de duzentas e setenta e seis horas. É membro da Rede Social Preventiva da Cidade do Rio de Janeiro, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à causa da prevenção à Dependência Química no ano de 2007.
Psicóloga - Vânia Araujo de Oliveira Formada em Gestalt terapia, graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (2006). Atualmente cursa especialização em atendimento clínico a família, grupo e casal no Instituto de Gestalt Terapia. Possui experiência clínica no atendimento a grupo de crianças, adultos e casais. Atua na Psicologia Organizacional com ênfase em Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Suporte de relacionamento - Gisela Zampelli
Suporte técnico 1 – Avate
Suporte técnico 2 –Janaina Corrêa

Carga Horária e Horário do curso
A carga horária estimada para este curso é de 40 horas/aula, divididas entre estudos e interação on-line e pesquisas offline. O horário de estudos é estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade, possuindo um prazo máximo de cinco semanas para conclusão.

Mais Informações:
GPECONLINE

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